Prepara

Aula em Casa

A vida da gente é cada dia mais corrida — trabalho, estudo, ajudar os pais em casa. Muita coisa, não é mesmo? Por isso, fazer um curso pede força de vontade e dedicação. Mas que tal estudar em casa, no conforto do seu lar? Afinal, o ensino em domicílio é uma possibilidade em boa parte das escolas profissionalizantes.
 
Ao optar pelo estudo em casa, você tem mais autonomia e passa a garantir um maior controle do seu tempo. Sem contar que o material ministrado em casa será igual ao presencial.
 
Neste texto, vamos falar sobre tudo isso e ainda apresentar os benefícios e os desafios de estudar em casa. Siga com a leitura para entender suas oportunidades!
 
Por que você precisa seguir estudando
Se você já terminou o Ensino Médio e acredita que está ótimo de estudos por enquanto, engana-se. Pessoas que têm objetivos, sonhos e não querem ficar estagnadas devem seguir estudando! Primeiro, por uma questão salarial: pesquisas indicam que quem faz Cursos de TI ganha cerca do dobro de quem para no Ensino Médio, sabia?
 
Ter um salário mais alto é imprescindível para um padrão de vida que permita a você viajar, ter alguns luxos e ainda criar uma família — se for um dos seus sonhos. Outro ponto é que você vai conquistando cargos mais altos e ganha perspectiva de crescimento na carreira.
 
As vantagens de estudar em casa
Estudar em casa trouxe muitas facilidades à rotina dos estudantes. Quem estuda em casa consegue gerenciar melhor o tempo e, muitas vezes, não sente a menor falta das idas à escola. A seguir, falamos das principais vantagens que vale ter em mente!
 
Você faz seu horário
Uma escola presencial exige que o aluno esteja, todo dia, das 08h às 18h na instituição, por exemplo. Então, você já sabe que, nesse período, sua agenda estará comprometida. Muitas vezes, é preciso sair correndo do trabalho e mal dá tempo de ficar em casa direito!
 
Com o estudo em casa, o estudante escolhe os horários que vai fazer o curso, ler os conteúdos e fazer as atividades. Pode ser no intervalo do trabalho, na hora do almoço, logo pela manhã etc. Dessa maneira, a rotina também fica menos cansativa e monótona.
 
Pode fugir do trânsito
São raras as pessoas que podem estudar, trabalhar e viver no mesmo bairro, fugindo do trânsito. E nada mais chato do que perder longos minutos ou horas se locomovendo, não é? Ao optar por estudar em casa, você tem um trajeto a menos no dia e ganha tempo para estudar e curtir a família.
 
Desenvolve autonomia
Ao optar pelo estudo em casa, você vai precisar de proatividade no dia a dia para estudar e fazer as atividades, sem depender tanto de grupos. Isso permite o desenvolvimento de autonomia, uma característica imprescindível e muito bem-vista pelos líderes no mercado de trabalho.
 
Faz economia
Cursos em casa já tendem a custar menos que o ensino presencial, fato. Fora isso, você deixa de gastar com os deslocamentos e possíveis consumos na escola, como lanches, cafés, cópias, impressões etc.
 
Os desafios de estudar em casa
Apesar de todas as vantagens que você viu acima, todo estudo tem seus desafios e não é diferente do que acontece com quem opta por estudar em casa. Veja quais são na sequência e prepare-se para driblá-los!
 
Ter foco ao cumprir as tarefas
Notificações do celular. Alguém chamando você em casa. A televisão ligada. O cachorro do vizinho latindo. Existem muitas distrações para quem estuda em casa, mas elas também se fazem presentes no ensino tradicional — como aquele amigo que ama tirar seu foco, certo?
 
Então, cabe a você ter disciplina e determinação de modo a entender que a hora de estudar deve ser apenas para isso. Peça a colaboração da família, deixe seu celular no silencioso e ouça músicas que melhorem a concentração, como as clássicas e os ruídos da natureza.
 
Sanar as dúvidas
É comum ter dúvida em uma explicação ou na execução de um exercício. Quando você está na sala de aula, basta levantar a mão e chamar o professor. Mas, e no estudo em casa? Simples também: peça ajuda do professor quantas vezes sentir esta necessidade. O que não vale é ir acumulando interrogações na sua cabeça, que vão atrapalhar o aprendizado de uma matéria ou de um conceito.
 
Contar com bom acesso à internet
Apesar de internet em casa ser bem comum, um em cada quatro brasileiros ainda não tem acesso residencial. Por isso, esse ponto ainda é um desafio para muitos. Se é o seu caso, você pode contar com a ajuda de vizinhos ou parentes e não deixar seu sonho de obter um certificado para depois.
 
Ter dispositivos tecnológicos
Notebook, desktop ou tablet são equipamentos essenciais a quem vai estudar em casa. Apenas um deles já vai resolver! Além disso, um smartphone facilita ao checar mensagens e e-mails, no trajeto do trabalho ou durante seu almoço.
 
Vencer o preconceito
Um curso em casa ainda sofre alguns preconceitos, nem do mercado de trabalho em si, mas dos estudantes. Se você faz parte desse time, saiba que é um ensino que mantém a qualidade e cujo o certificado é aceito como de um curso presencial. Ou seja, desapegue dessa ideia!