Prepara

Mercado de Trabalho

Pensa em seguir carreira na área de tecnologia? Fique sabendo que o mercado de TI está muito aquecido e é uma oportunidade promissora para novos profissionais.
 
A verdade é que praticamente tudo o que fazemos e todos os setores da economia foram informatizados: a tecnologia está em todo lugar.
 
Duvida? Só para ter uma ideia, pense na revolução dos celulares e no quanto isso impactou nossas vidas.
 
Tirar fotos, assistir vídeos e pagar boletos em um aparelho de metal, vulgo celular, era algo impensável nos anos 80, por exemplo.
 
Em pouco tempo, os profissionais da tecnologia se tornaram indispensáveis e o mercado de TI, que já é um dos mais aquecidos, vai crescer ainda mais.
Mercado de TI
 
Em praticamente todos os meios de comunicação se fala sobre a abundância de vagas de TI.
 
Como o empresário e diretor do Empresômetro, Otávio Amaral, afirma: “o setor de serviços tende a crescer. À medida que a tecnologia aumenta, são criados novos postos de trabalhos e extintos aqueles que não fazem parte da nova realidade trazida por ela mesma”.
 
Ou seja: não faltam oportunidades. Só boa notícia para quem pensa em tentar a sorte na área.
 
No entanto, apesar da abundância de vagas, o mercado de TI é um dos que mais sofrem com a falta de profissionais capacitados.
 
Para exemplificar, a demanda anual por novos talentos projetada entre 2021 e 2027 chega a quase 70 mil profissionais. Em 2017, cerca de 77 mil alunos saíram da faculdade com o diploma na mão, mas apenas 26,6 mil encontraram um trabalho na área.
 
Isso quer dizer que menos de 34% dos profissionais foram considerados capacitados para o mercado de trabalho.
 
Inclusive, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) deixa clara a necessidade de aumentar o número de mão de obra qualificada.
 
Esse contexto deixa evidente a importância da qualificação profissional para se destacar no mercado de TI.
 
Mas, se você está aqui, é porque deseja fazer parte da parcela de profissionais capacitados e desejados pelo mercado de trabalho, certo?
 
Áreas de trabalho no mercado de TI
 
As carreiras em TI estão entre as profissões do futuro. Com a expansão da informatização e a falta de profissionais qualificados, novas carreiras e oportunidades surgem todos os dias. O setor tecnológico está pronto para receber novos profissionais.
 
Confira a seguir algumas das áreas mais promissoras no mercado de TI.
 
Blockchain
Blockchain geralmente será associada ao bitcoin, mas essa tecnologia vai muito além da criptomoeda. É possível trabalhar com blockchain fornecendo soluções práticas para problemas funcionais do dia a dia de uma empresa, como a gestão de dados, a autenticação de usuários em uma plataforma e a segurança digital desses usuários, e muitos outros.
 
Big Data
Big Data pode ser definido como um conjunto de dados muito amplo. Por isso, requerem ferramentas especiais e profissionais que saibam utilizá-las. É grande o volume de dados que precisam ser transformados em resultados importantes, possibilitando uma análise ampla e em tempo hábil.
 
Cloud Computing
A tecnologia Cloud Computing, ou computação em nuvem, já foi adotada por boa parte das empresas e a demanda deve aumentar nos próximos anos. Isso porque tem crescido a necessidade de fazer armazenamento online, graças ao custo-benefício e segurança.
 
Desenvolvimento de sistemas
O profissional de Desenvolvimento de sistemas trabalha desenvolvendo, analisando, projetando, implementando e atualizando sistemas de informação.
 
A área envolve noções de gerenciamento, mas foca na criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares para aumentar e otimizar os recursos da máquina.
 
Segurança da informação
A segurança da informação é o que está por trás da defesa de dados, detalhes e afins que ajudam a manter a infraestrutura de TI segura. Esse profissional é crucial na proteção de dados contra cyber ataques e tentativas de violação, que têm aumentado.
 
Onde o profissional de TI pode trabalhar
Investir em TI já é uma prioridade para a maioria das empresas de todos os setores, aumentando a necessidade de profissionais especializados em diferentes áreas da Tecnologia da Informação.
 
O mercado de TI ganhou várias subáreas e novas carreiras cada vez mais dedicadas a tarefas específicas, aumentando o nível de conhecimento técnico exigido.
 
Por isso, o profissional de TI é capaz de trabalhar em empresas tanto públicas quanto privadas de diferentes portes e áreas de atuação.
 
Qual o salário na área de TI
A demanda por profissionais no mercado de TI é enorme e as carreiras estão sendo cada vez mais valorizadas.
 
Uma pesquisa sobre a remuneração no Brasil concluiu que a média salarial do profissional de TI é proporcional a sua formação, variando entre R$ 2.792,88 a R$ 32.753,05.
 
Outra pesquisa divulgada pela revista Exame em 2021 mostra que a experiência e o cargo ocupado pesam muito no salário.
 
Por isso, a melhor forma de se destacar na área é se preparando. Invista em uma escola de tecnologia de excelência e em bons cursos, pois para ser bem remunerado, é preciso estudar muito e se qualificar para isso.
Cursos na área de TI
Para começar, tenha em mente que a área de TI é ideal para quem gosta de exatas, planejamento, pensamento lógico, programação e, claro, tecnologia.
 
Por isso, muitos jovens têm se interessado nesse setor. Mas todos ficam na dúvida: que curso fazer?
 
A seguir, falaremos brevemente sobre alguns dos principais cursos na área de TI para te ajudar a descobrir o curso certo para você.
 
Vale lembrar que grande parte desses cursos tem muitas semelhanças na grade curricular, mas cada um deles oferece uma aptidão específica.
 
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Com duração de 3 anos, o tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece uma base teórica sólida unida à prática intensa da programação de projetos de computação.
 
O foco é a criação de sistemas e aplicações, desde a interface gráfica até a montagem do banco de dados e codificação de programas.
 
Os profissionais formados nesse curso são capacitados para analisar, projetar, desenvolver, implementar e atualizar sistemas de informação, podendo atuar em empresas públicas e privadas da área de Tecnologia da Informação e telecomunicações.
 
Big Data e Inteligência Analítica
Esse curso tecnólogo tem duração média de 3 anos e conta com disciplinas como gerenciamento de dados e análise de processos organizacionais, além de priorizar o desenvolvimento de habilidades comunicacionais com foco na entrega de resultados.
 
O que o mercado valoriza tanto no profissional de Big Data e Inteligência Analítica é a habilidade de tomar decisões – e isso o faz capacitado a atuar em diversos setores como varejo, saúde, educação e até cargos públicos.
 
Redes de computadores
Com 2 anos e meio de duração, o curso de Redes de Computadores envolve disciplinas de exatas e forma profissionais capazes de projetar redes de computadores pessoais ou de empresas, da instalação à manutenção.
 
Esse tecnólogo define tipo e número de unidades, configuração e programas de gerenciamento de rede, além de controlar a segurança e propor melhorias. No mercado de trabalho, esse profissional atua em empresas de TI e nos setores de TI de empresas de todos os portes e setores.
 
Gestão da Tecnologia da Informação
Esse setor cuida da parte administrativa do conjunto de informações e redes digitais, ou seja, dos ambientes informatizados das instituições
 
O curso de Gestão da Tecnologia da Informação mistura gestão com informática e pode ser concluído em 2 anos e meio, capacitando o aluno a gerenciar projetos e equipes além de pensar soluções de tecnologia.
 
Algumas das principais responsabilidades do Gestor de TI são: criar, implementar e administrar sistemas de informação buscando garantir a segurança dos dados, além de definir parâmetros de uso de sistemas, fazer a documentação, controlar os serviços de sistemas operacionais e administrar os recursos humanos.
 
Ciência de dados
O curso de Ciência de Dados, com 2 anos e meio de duração, é relativamente novo e surgiu pela necessidade de organizar e dar sentido ao grande volume de dados que circula na internet e em sistemas informatizados.
 
O Cientista de Dados é um profissional interdisciplinar e altamente qualificado, podendo trabalhar com estatística avançada, programação, algoritmos, Inteligência Artificial (IA), bancos e estruturas de dados, Big Data e modelos de negócios.
 
Apesar de ser uma profissão recente, ainda mais no Brasil, diversos setores estão contando com esse profissional para tomar decisões melhores. Esta é uma das áreas mais promissoras no mercado de TI.
 
Conclusão
Agora que você está por dentro de alguns dos principais cursos de TI, é hora de pensar qual carreira tem mais a ver com seu perfil.
 
Vimos que o mercado de TI está aquecido e novas vagas surgem todos os dias, mas que existem pouquíssimos profissionais qualificados. Essa pode ser a sua chance!
 
Busque conhecer a rotina profissional pesquisando como é o dia a dia, as tarefas, responsabilidades, objetivos, planos de carreira e tudo aquilo que ajude a entender como é trabalhar na área. Assim, as chances de escolher o curso errado diminuem muito.
 
Por isso, analise bastante como está o mercado de TI para o cargo em que deseja atuar e se prepare planejando o futuro: invista pesado na sua formação!
 
Não deixe de conhecer os cursos de Tecnologia da Informação, Analista de Cibersegurança, Formação Engenheiro de Dados, Formação Arquiteto de Software, Extração de Dados da Web e muitos outros cursos que já estão disponíveis no nosso Portal Prepara. Agarre sua oportunidade de entrar no mercado de trabalho!